JAPA

JAPA

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Chapadinha sedia capacitação da primeira etapa do Programa “Campo na Classe Média”

Foto de Prefeitura Municipal de Chapadinha.


O Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento realizou na última quinta-feira (22) em Chapadinha, capacitação dos facilitadores do Projeto Porteira a Porteira, que consiste na primeira fase do Programa "Campo na Classe Média" na qual municípios do Baixo Parnaíba estão inseridos. A Prefeitura de Chapadinha fez adesão ao programa em julho deste ano. A capacitação aconteceu no Polo da Rede E-Tec.


A primeira etapa do programa do Governo Federal busca capacitar os facilitadores de cada município discutindo passo a passo do projeto, que consiste no cadastramento dos produtores rurais da região através de um diagnóstico socioeconômico.

Segundo o representante do MAPA, Antônio Claret, o programa “Campo na Classe Média” busca selecionar produtores das classes D e E para que recebam um pacote de apoio junto ao ministério. “O programa tem como objetivo fortalecer e ampliar a classe média no campo. Com o diagnóstico feito pelos facilitadores do projeto Porteira a Porteira teremos acesso a situação de vida dos produtores, assim classificar o público a ser atendido pelo programa com assistência técnica com periodicidade mensal,” explicou Claret.

Claret também informou que através das visitas que serão realizadas pelos facilitadores será possível conhecer as famílias que ainda não possuem acesso as políticas públicas como o Programa Social – Bolsa Família, garantindo-lhe esse direito à cidadania.

Nas etapas de capacitação o MAPA possui uma parceria com o Sebrae onde os produtores terão acesso a cursos de gestão e qualificação para fortalecimento do associativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário