JAPA

JAPA

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Medico preso por só bater ponto e ainda fazia campanha contra o Mais Médicos !

Medicos48_Medico_Preso
O Dr. Jetson Luís Franceschi e sua página no Facebook.
Fernando Brito, via Tijolaço


É triste ter de voltar a isso. Mais uma denúncia, desta vezresultando em prisão em flagrante, de um médico que comparecia ao posto público de saúde onde “trabalhava” apenas para bater o ponto.

O Dr. Jetson Luís Franceschi chegava às 7 da manhã, estacionava seu BMW junto da Unidade Básica de Saúde do Bairro Faculdade, em Cascavel (PR) e batia o ponto e saía para atender em sua clínica particular. Perto de 10 da amanhã, voltava ao posto, passava algum tempo e saía.

Não fez isso eventualmente, para atender algum compromisso, uma emergência, como poderia acontecer e seria até compreensível. Era sistemático, diário. O mês inteiro.

O Dr. Jetson mantém uma página no Facebook. Nela, quase todos os dias, posta fotos e textos atacando o Mais Médicos, o governo e a qualidade dos médicos estrangeiros, em especial os cubanos.

O Dr. Jetson pode ser um bom médico e tem o direito, querendo, de ser médico apenas em consultório particular. Mas não tem o direito de ocupar “ausente” um lugar que precisa ser ocupado por alguém que possa estar presente para atender mulheres – e gestantes, ainda por cima. E muito menos de criticar e agredir quem está disposto a fazê-lo.

Menos ainda de, com um caso destes, ajudar a formar na população um conceito sobre os médicos que eles – inclusive a maioria dos que são contra o Mais Médicos – não merecem.

O problema da saúde brasileira não é o de médicos “picaretas”. Muito do que dizem os adversários do Mais Médicos sobre precariedades na rede de Saúde é verdade e é um déficit histórico que vai custar a ser resolvido.

E um bons caminhos é que haja médicos nas Unidades Básicas de Saúde como aquela em que o Dr. Jetson deixava abandonada

Nenhum comentário:

Postar um comentário