JAPA

JAPA

sábado, 9 de novembro de 2013

PED: Eduardo Braga e Pedro Cunha disputam a presidência do PT de Chapadinha neste domingo

 
Neste domingo (10), o Partido dos Trabalhadores realizará o seu Processo de Eleições Diretas - o PED 2013. Por meio desse processo, serão renovadas todas as direções do partido pelo voto direto dos filiados e filiadas nos 4.808 diretórios organizados em todo o Brasil. Estima-se que 1,6 milhão de filiados participarão do PED este ano, mais que o triplo de eleitores do PED anterior, que somou 500 mil filiados.   
 
Visto como um exemplo de modernização e democracia partidária, o Programa de Eleições Diretas do PT também expõe rachas, conflitos e divergências internas entre seus membros, principalmente acerca das alianças e acordos políticos firmados nos municípios. É o que ocorre em Chapadinha, onde dois candidatos disputam a presidência do partido: Eduardo Braga e Pedro Cunha.

Eduardo Braga representa um grupo de filiados que fazem oposição ferrenha à gestão da prefeita Belezinha e que são adeptos da candidatura de Flávio Dino ao governo estadual. Já o petista Pedro Cunha representa a ala do PT ligada à atual presidência do partido no município, e que é afinada com a administração local. O grupo de Pedro Cunha conta com o apoio do vice-governador Washington Luís e defende a aliança PT/PMDB no estado. 
 
Paiva, Zezinho e Washington Luís apoiam a candidatura de Pedro Cunha

Na semana passada, as divergências internas entre os dois grupos vieram à tona depois que Eduardo Braga publicou um artigo criticando seus companheiros de partido por terem mudado o local de um debate. O petista também trocou farpas na tribuna da Câmara com o companheiro de partido – o vereador Manim –, ao cobrar mais atuação do PT em defesa de supostas causas sociais. Em resposta, Manim recomendou a Braga acordar cedo, deixar o facebook e a internet e sair às ruas para lidar com o povo mais de perto.

Ruptura - Eduardo Braga, que no governo anterior ocupava a secretaria de assistência social e estava em perfeita sintonia com a gestão de Danúbia Carneiro, agora acusa o partido de estar “submisso” ao governo Belezinha e defende que o PT tenha um “projeto alternativo” para Chapadinha. Seus adversários no partido costumam lembrar, porém, que a eleição do vereador só foi possível por causa da aliança com o grupo Belezinha. Segundo eles, Braga foi eleito com as sobras dos votos da coligação.

Para o petista Zezinho Lima, toda essa polêmica revela apenas o caráter pluralista do partido. “No final, a democracia sempre prevalece no PT”, disse. Zezinho Lima é secretário de Trabalho do governo Belezinha, defende a candidatura de Pedro Cunha e apoia a aliança do PT com o grupo de Roseana. A eleição do PED será amanhã, das 9h às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Chapadinha. Cerca de 190 filiados estão aptos a votar.
Ivandro Coêlho, professor e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário