Os trabalhos fazem parte da programação da 5ª Semana Municipal do Meio Ambiente, que reservou o 5 de junho, como o dia D do evento, por se tratar do dia mundial do meio ambiente, data que passou a ser comemorada em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial para os perigos que o ecossistema enfrenta pelo uso irracional dos recursos naturais. Um importante momento para todos: sociedade e poder público trabalharem juntos por uma cidade melhor.
“ Essa foi uma ação conjunta da prefeitura de Chapadinha, através das secretarias de meio ambiente, educação, infraestrutura e saúde e UFMA. É importante o apoio, que a prefeita Belezinha, deu para que hoje, esse trabalho fosse realizado. A gente pede à população que não jogue garrafas pets e copos descartáveis nas ruas para não contaminar o ambiente”, disse o secretário interino de meio ambiente, George Gomes.
Os alunos da escola Dr. Almada Lima Filho participaram da ação e conheceram de perto os problemas causados pela poluição de nascentes de rios. Com sacolas nas mãos eles também contribuíram com a limpeza, indo de porta em porta, levando informação aos moradores quanto a importância de não jogar lixo nas ruas.
“ Tá sendo muito bom, porque a gente tá ajudando a preservar o meio ambiente, porque ele tá precisando. Tem que deixar as ruas e, principalmente, as nascentes limpas”, disse o estudante do 9º ano, Diego Bezerra e Silva.
O bairro do Japão foi diagnosticado como o setor de maior concentração de criatórios do mosquito transmissor da dengue. Sabendo desse risco, o lavrador, José Luís agradeceu a iniciativa da prefeitura e ficou satisfeito com o resultado dos trabalhos.
“ O trabalho tá sendo bonito. Eu espero que os moradores colaborem. Um trabalho desse tipo nunca tinha sido feito aqui. Estou alegre e o serviço tá sendo bem feito”, disse o lavrador e morador do bairro, José Luís do Nascimento.
Os serviços de limpeza e coleta de lixo foram realizados em todas as ruas do bairro. E o objetivo é realizar mais ações como esta em outros locais da cidade.
“ Essa foi uma ação que colocamos na programação da semana do meio ambiente para servir de alerta para a população quanto a questão da água e do lixo, que é um problema gravíssimo. Precisamos ter o envolvimento de toda a população. O poder público sozinho não é capaz de vencer essa guerra. Esse é um desafio de todos. Com o apoio da prefeita Ducilene Pontes vamos trabalhar para tornar ações como esta contínuas e estender para outros bairros”, disse a secretária adjunta de infraestrutura, Rita Sandreya.
Buscar e divulgar ações que podem colaborar com a melhoria de vida de todos. Juntar a teoria à prática é o caminho que deve ser percorrido para que se mude os métodos utilizados de uso dos recursos hídricos e isso começa na casa de cada um. Lição que a universitária Raissa aprendeu participando do mutirão.
“ A gente é tão acostumada em sala de aula e manter esse contato com a população ajuda no desenvolvimento da prática. A gente passa a ter uma noção do pensamento deles quanto às dificuldades, melhorias que eles querem diante dos problemas e trocar conhecimentos e experiências”, disse a estudante de Biologia, Raissa Emilly Nascimento Silva.
ASCOM/PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário