JAPA

JAPA

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mãe deixa bebê no chão enquanto usa o celular: a história por trás da foto


No final da última semana, uma foto postada pelo usuário OG Rob no Twitter levou à internet a loucura. Na imagem, uma mãe aparece usando o celular sentada em uma cadeira, no saguão de um aeroporto, enquanto seu bebê, aparentemente com, no máximo, 3 meses, estava deitado sobre um pano ou uma fralda no chão. Na própria foto que viralizou nas redes sociais, dá para ler: "Quem deixa o bebê no chão desse jeito?" 

Não demorou até que o post fosse compartilhado pelo mundo inteiro. Internautas criticaram a cena à exaustão. A maior parte das mensagens dizia que a mulher estava mandando mensagens ou usando as redes sociais, enquanto seu bebê, que deveria estar no colo, estava deitado no chão duro, de um lugar sujo, por conta da grande circulação de pessoas. 

Nesta segunda-feira (15), no entanto, o contexto por trás da história veio à tona quando a companhia Delta Airlines se responsabilizou pelo ocorrido. A empresa tem sido criticada por falhas operacionais e sofreu uma falha no sistema de informática, que levou vários passageiros a enfrentar longas esperas. Uma das mais simbólicas acabou sendo a da norte-americana Molly Lensing. De acordo com uma reportagem publicada no site myAJC de Atlanta, nos Estados Unidos, a mulher estava viajando sozinha com a filha, de 2 meses, depois de visitar seu irmão no Colorado. O clique que viralizou foi feito no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, onde ela esperava por uma conexão há dias. 

"A viagem deu errado desde o início e ficou pior", diz a reportagem. O vôo de Molly, marcado para uma segunda-feira, foi cancelado. Então, o que foi reagendado para terça atrasou por seis horas, o que fez com que ela perdesse sua conexão em Atlanta. Então, ela esperou até a meia-noite por outro vôo, que foi cancelado de última hora. Depois disso, ela ficou até as 4h30 da manhã no telefone com a companhia aérea, tentando resolver o problema. No final, disseram a ela que não havia mais vouchers para custear a noite em um hotel próximo. Por isso, ela precisou dormir no chão do aeroporto com o bebê. 

Na quarta-feira de manhã, ela deu entrevista a eum repórter enquanto trocava a fralda da filha no chão e disse: "Ainda bem que eu trouxe muitas fraldas". Seu vôo tinha sido reagendado para quinta-feira, mas, cansada de esperar, ela trocou mensagens com os pais dela pelo celular, tentando organizar para que eles fossem buscá-las de carro. Ou seja, ela estava dormindo com a criança no chão, mas acordou antes e se sentou para tentar resolver o problema. 

A Delta Airlines disse que está trabalhando para reverter sua imagem diante dos clientes, mas não divulgou nenhum ressarcimento específico a Lensing. Enquanto isso, vale lembrar que julgar pode ser mais fácil do que entender que há um contexto por trás de cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário