JAPA

JAPA

terça-feira, 3 de março de 2015

Cultura e maranhenses são alvos de preconceito e insultos por uma mulher Gaucha


A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, deve entrar com uma notícia-crime contra uma jovem do Rio Grande do Sul, Isabela Cardoso, responsável por uma manifestação de preconceito contra o Maranhão.
Isabela estava juntamente com o esposo morando há quase 2 anos na cidade de Imperatriz e trabalhando na Susano Papel e Celulose.
De acordo com a declaração de Isabela, ela pratica os crimes de racismo e de incitação pública contra a cultura e aos maranhenses.
“A cultura do maranhense é horrivel. Carnaval é um lixo tal de bomba meu boi tambor de crioula. Maioria das mulheres são piriguetes e os homens são malandros”, comenta Isabela difamando.
Isabele Cardoso que atualmente reside na cidade de Gramado pode ser acusada pelo ato de xenofobia quando há discriminação dirigida a pessoas de outras culturas.
  1. Veja a defesa desse Maranhese
  2. Mais uma vez o preconceito – nome bonito que se dá a determinadas manifestações públicas de bestialidade – invadem os noticiários. Comumente tem-se notícias de tais práticas em algum lugar de nossa amada nação. Pois bem, desta vez a vítima fora o nosso querido Maranhão. A terra das Palmeiras, onde canta o sábia; como assim dizia o grande poeta maranhense conhecido internacionalmente (Gonçalves Dias). A vítima desta vez fora um povo honrado, de cultura refinada e que segundo recentes e reiteradas pesquisas é onde mais corretamente se fala a língua portuguesa. “Terra de cultura horrível” (sic). Mas foi desta terra, do nosso querido Maranhão que saiu um Presidente da República que iniciou o processo de redemocratização do País. Foi desta terra que saiu Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, e isso se deve a sua prolífica produção em diversos campos artísticos ao longo de mais de 60 anos. Desta terra para o resto do Brasil e do mundo saiu Joãozinho Trinta, inesquecível carnavalesco. Talvez, no cume de sua pretensa inteligência, você deve ter ouvido falar, ou até mesmo prestigiara a nossa querida Alcione em um de seus mais diversos espetáculos em apresentação nas principais redes de televisão. Pois é, foi desta terra para o mundo que ela desabrochou. Podemos citar ainda nosso querido poeta e escritor – Coelho Neto, autor do termo: “Cidade maravilhosa” em homenagem ao Rio de Janeiro. Certeza que em Zeca Baleiro você também ouviu falar, de certo até prestigiou suas belas canções. O Maranhão é a terra onde o carnaval não é um lixo, ao contrário, é a terra onde as pessoas, o povo em sua maioria valorizam as tradições locais, primam pelo respeito à diversidade cultural. Não, senhora Isabela Cardoso, não somos malandros, tampouco nossas mulheres são “piriguetes”. Apenas somos felizes com o que temos e somos e temos o direito de assim nos comportar. Temos certeza que em nossa terra, você e seu esposo foram bem recebidos. Se acaso não lhes dispensamos as honrarias a que faz jus os que nos visitam, pedimos nossas sinceras e humildes desculpas. Infelizmente nossa terra enfrenta problemas como a violência, o preço do progresso, talvez assim como seu adorável Rio Grande do Sul, terra a que dispensamos respeito e deferência. Todavia, entre tudo e todos ficamos por aqui, afinal, Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossas flores têm mais vida, Nossa vida mais amores. Ficamos por aqui senhora Isabela Cardoso porque se um dia eu for embora pra bem longe deste chão, eu jamais esquecerei meu querido Maranhão. (Herberth Resende)

Nenhum comentário:

Postar um comentário