JAPA

JAPA

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Eleições 2014: base do PT prefere a vaga de vice

Abaixo o Blog do Robert Lobato reproduz editorial da coluna Estado Maior, do jornal o Estado do Maranhão, edição desta segunda-feira, 2. Volto em seguida.
Vice ou suplente?
O PT deve definir até o final desta semana como será sua participação na aliança que terá como carro-chefe a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado. No momento, a situação é a seguinte: de um lado, o comando regional do partido mantém a indicação, definida em debate interno, do ex-secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, à vaga de candidato a vice-governador na chapa de Lobão Filho; de outro, parte do partido trabalha com a possibilidade de lançar ou um candidato a senador ou indicar candidato a 1º suplente de senador. A decisão será tomada pelo comando regional, de acordo com a orientação da direção nacional. Esta parece dividida entre indicar o candidato a vice ou o 1º suplente de senador. Na base partidária, a maioria parece inclinada a manter a indicação do candidato a vice-governador, enquanto um grupo menor, mas com peso político dentro do partido, considera a possibilidade de ter na chapa o candidato a 1º suplente de senador. Visivelmente desinformados, jornais do Sul do país especulam sobre uma crise na relação PT/PMDB no Maranhão que simplesmente não existe. O comando petista avalia, na verdade, o que é melhor para o partido, e nada mais. E sem a interferência dos demais líderes da aliança, a começar pelo senador Lobão Filho, que tem dito e repetido que aceitará de bom grado a decisão do partido, seja indicando o vice, seja escolhendo o 1º suplente de senador. Vale aguardar o caminho que o PT escolherá.
Comigo de novo
A coluna foi fiel ao que realmente acontece no partido.
A ala que se reivindica “antissarney” é que está articulando essa tese de senador ou de primeiro suplente de senador.
Só que esta mesma ala boicotou os encontros do partido de tática eleitoral e de definição de candidaturas, ou seja, querem ganhar o que de fato sequer disputaram nos encontros do PT.
Na base do partido o sentimento é de que a militância não fará campanha com o mesmo entusiasmo para o candidato Lobão Filho se o PT não ocupar a vaga de vice. A alegação é que o PT no cargo de vice-governador anima muito mais tanto os militantes quanto os candidatos a deputados estaduais e deputado federais.
Outro argumento que se ouve nas bases do partido é que a candidatura de senador ou de suplente de senador não faz diferença para o projeto nacional já que o os três senadores do Maranhão são da base da presidenta Dilma, e caso o candidato Gastão Vieira se eleja senador fará parte da base governista naturalmente.
O que a grande maioria dos petistas maranhenses deseja é que seja respeitada a decisão do encontro que escolheu José Antônio Heluy como candidato do PT a vice-governador na chapa liderada pelo peemedebista Lobão Filho.
Qualquer coisa diferente disso passará como uma derrota vergonhosa à ala petista que sempre defendeu a aliança com o PMDB no estado. Aliás, uma aliança imposta pela direção nacional e pelo Lula já em 2010!
Se o PT não indicar o vice na chapa de Lobão Filho será uma vitória das teses derrotadas no encontro do partido e o fortalecimento da aliança conservadora do PCdoB com o PSDB defendida com entusiasmo pela tal Resistência Petista, grupo minoritário do PT local, mas muito barulhento.
É isso.
Blog Robert lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário