JAPA

JAPA

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O bicho tá pegando!

Fonte:Blog Café Pequeno

 
Notícias veiculadas em blogs e na grande imprensa do Estado revelam que a situação de secretários e ex-gestores de várias cidades do Maranhão não está nada boa. Acostumados com a vida mansa de sempre, provocada por anos e anos de assalto aos cofres públicos, eles agora se defrontam como o pesadelo de ter de enfrentar a Justiça. Muitos correm o risco de passar o resto da vida atrás das grades.

O motivo? Em geral, desvios de recursos públicos, não prestação de contas de convênios federais e estaduais e enriquecimento ilícito. A mais recente notícia foi a prisão do ex-prefeito de Urbano Santos, Aldenir Santana, realizada hoje de manhã. Segundo o blog do Luís Cardoso, foram constatados desvios de recursos da prefeitura para a compra de imóveis particulares e joias, avaliados em mais de R$ 5 milhões quando Aldenir era prefeito.  

Até pouco tempo, sempre que se lia uma notícia desse tipo a gente ficava com a sensação de que Chapadinha estava fora do mapa do Brasil. Ou seja: em todos os lugares havia CPIs, operações da PF, sindicâncias, auditorias e outros tipos de fiscalização. No entanto, quase nunca se falava nessas coisas por aqui (principalmente na mídia de aluguel), mesmo com todo mundo sabendo dos desmandos e da farra que estava sendo feita com o dinheiro público.

Felizmente parece que as coisas estão mudando. Nesta segunda, a Câmara Municipal abriu oficialmente uma CPI para investigar irregularidades nos convênios celebrados e executados entre os governos Federal, Estadual e a Prefeitura de Chapadinha. Período: entre 2009 e 2012, época em que Danúbia Carneiro era prefeita. Como se sabe, o município está inadimplente com vários órgãos federais e estaduais por causa da não prestação de contas do governo anterior.

Recentemente o Ministério Público de Chapadinha instaurou Inquérito Civil Público para investigar denúncias sobre obras inacabadas deixadas pela gestão anterior. O promotor Douglas Nojosa levou em conta relatório da secretaria de obras do governo atual, além de abaixo-assinado de professores da Escola Almada Lima informando perigo e insalubridade em função de reforma incompleta. Foram intimadas a ex-prefeita Danúbia Carneiro e a então secretária municipal de educação e atual esposa do vereador Eduardo Braga, Enir Lima.

Mas não é só Danúbia Carneiro e secretariado que estão sob a mira da Justiça. Magno Bacelar também responde a vários processos. Recentemente o Ministério Público Federal moveu ação de improbidade administrativa contra ele e três ex-presidentes da Comissão de Licitação de Chapadinha, Jean Portela Cardoso, Magnólia Caldas Veras e Luciano de Carvalho Pereira. A ação foi por irregularidades na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos anos de 2005 e 2006. É caro leitor, pelo visto a coisa está ficando feia. Será que dessa vez o bicho pega? 
Ivandro Coêlho, professor e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário