O bloco tradicional Os Apaixonados vem se destacando no cenário cultural maranhense. Com apenas quatro anos de existência já é considerado um dos mais importantes representantes da categoria. Sempre apresentando belos desfiles, bonitos sambas, um esmero nas fantasias e principalmente uma organização voltada ao respeito às tradições, sem deixar de evoluir.
Para o carnaval de 2014 não será diferente e o bloco virá para a passarela como forte candidato ao título homenageando a grande cativa dos corações ludovicenses a Madre Deus. Afinal todos nós fomos abençoados nesse caldeirão de sopa cultural, fonte inicial de nossa expressão, onde todos se criam e se recriam através dos tempos e a cada período momesco.
Nesse grande teatro aberto se encena a magia da alegria sob o céu de aquarela. Como coringas de sorte no jogo e na paixão, bobos da tua grande corte, se vestirão de arlequim para exaltar a MÃE RAINHA, e que magistralmente une em teu reino de folias BICHOS soltos, PRÍNCIPES DE ROMA e de outros reinos tradicionais de felicidade, todos te saúdam com rojões de confetes. FUZILANDO em meio a FUZARCA de alegria, a tristeza, que deixamos para ser enterrada no gavião, afinal PRA QUE CHORAR SE O IMPORTANTE DA VIDA É SORRIR!.... Diz assim o alegre bufão convidando a todos a PUNGAR, juntando as tribos, pois saravá também se dança, na taba e no congar, todos têm lugar, U.R.T.A, CACIQUES GUERREIROS e CAROÇUDOS, todos vestidos da alegria de FOFÃO!.
Assim cantará pelas ruas da cidade Os Apaixonados com seus 148 componentes, vestindo o lindo figurino do carnavalesco Marcelo Brito. Samba de Luzian Filho, Josias Filho e Eduardo Silva Filho, nas vozes de Thesko Rodrigues, Marcelo Penha, Albert Abrantes e Deyvison Dias; e embalados pelas cordas de Wendel Cosme, Diego Ricardo, Thierry Castelli e João Eudes.
O bloco hoje, 1º de fevereiro, ensaiará às 18hs na casa de Wasihngton, no Caratatiua, como parte do seu projeto "Ensaio Intinerante" e amanhã, 2 de fevereiro, participará em peso do evento Batucada pela Paz, a partir das 16h, na Madre Deus. No dia 15 de fevereiro (sábado), a partir das 16h, o bloco estará na Chácara Irmão Sol participando do evento Família na Folia (O Carnaval de Família), promovido pelo Boi de Morros.
Fundado em agosto de 2009, durante uma conversa de cinco amigos sobre sonhos, ideais e paixões, nasceu da força da realização de um dos sonhos em comum, a criação de um bloco tradicional. E logo descobriram que cada um caracterizava um pilar para a fundação do bloco.
Mais precisamente no dia 20, no bairro do Cohatrac, fundou-se da força e dos sonhos desses cinco amigos O BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS, não haveria nome mais apropriado, pois a energia já vivida por quem conhece essa magia da cultura carnavalesca do maranhão sabe que a paixão é um dos sentimentos que o bloco tradicional tem como consequência.
Após as vitórias das primeiras batalhas para concretizar essa paixão na avenida, O BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS definiu seu primeiro tema “GUERREIROS DA PAIXÃO” uma alusão aos primeiros combates enfrentados para realizar a primeira passarela do bloco, que nesse momento, já contava com 88 integrantes, integrantes esses espalhados em cada canto da ilha. Assim em 2010 OS APAIXONADOS inaugurou sua história de paixões.
Dizem que a paixão já nasce grande, e em 2011 sob o brilho da Deusa do Amor, o bloco levou para a passarela o tema “A DEUSA AFRODITE E A GRANDE APOTEOSE DOS APAIXONADOS” com 90 integrantes na passarela, OS APAIXONADOS cantou o amor e a paixão, encantando o público e conquistando em seu segundo ano de passarela o VICE-CAMPEONATO do grupo B, tornando-se assim um bloco tradicional do grupo A em 2012.
Em 2011 além do Vice-campeonato, o BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS conquistou também o Troféu Imprensa do Jornal Pequeno de melhor fantasia e outro Troféu imprensa coordenado pelo radialista e produtor cultural José Raimundo Rodrigues sob a visão de 60 profissionais de jornais impressos, emissoras de rádio/TV e agências de publicidade que atuaram no carnaval, considerando o BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS o melhor bloco do grupo B e o melhor samba do carnaval maranhense 2011.
No Carnaval de 2012 o bloco obteve a 4ª colocação no desfile oficial com o tema: "Meu presente é de paixão: um louvor a São Luis do Maranhão", se firmando como um dos grande blocos do carnaval maranhense.
Em 2013 não houve desfile oficial e o bloco levou para as ruas da cidade o tema “SOU APAIXONADO, JUREMEIRO A CANTAR,MINHA CABOCLA SARAVÁ!”, homenageando uma entidade de luz de grande respeito na encantaria, a Cabocla Jurema, filha valente de Tupinambá. Adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome, e cresceu
forte, bonita, com a formosura da noite e a firmeza do dia. Sua história de amor foi cantada por todos os cantos de nossa ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário