Os seis médicos cubanos que foram enviados a Chapadinha pelo programa “Mais Médicos”, do governo federal, começaram a trabalhar hoje (29) nos postos de Saúde localizados na zona urbana.
Apesar do pouco tempo no município, eles já ganharam a simpatia e confiança dos pacientes que esperavam ansiosos pelo atendimento nos postos. Durante todo o dia de hoje, os seis postos que receberam os médicos, ficaram lotados.
Grávidas, hipertensos, diabéticos, todos queriam um primeiro atendimento com os cubanos. E a ansiedade não era só dos pacientes, como revela o médico Alexander Del Toro Cambara, que até brincou dizendo estar desesperado para iniciar as atividades. “Já estava desesperado para começar a atender a população, pois sabemos que é uma tarefa muito útil para o município. Sem falar que os pacientes são ótimos, muito carinhosos, boas pessoas. É uma relação que vai dar certo, apesar das dificuldades nesses primeiros dias com a língua portuguesa, mas com o tempo isso será amenizado”- declarou o médico.
No posto do Campo Velho, a cubana Madelaine não parava uma só minuto. A longa fila não desanimou a médica que contava sempre com o auxilio da enfermeira, Diana Rose. As pacientes que procuraram o posto para fazer o pré-natal, não escondiam o fascínio em ter um médico à disposição durante todo o dia no bairro. “Estou gostando muito da doutora, e não tive dificuldade para entender o que ela fala. Vou dar continuidade ao meu pré-natal agora com mais segurança”- relevou, Maria da Silva (17), grávida de 4 meses do primeiro filho.
O secretario de Saúde, Dr. Charles Bacellar, e comitiva, acompanhou o primeiro dia de trabalho dos estrangeiros, demonstrou satisfação com a equipe e aproveitou para comunicar que Chapadinha receberá mais 3 médicos do programa do governo federal. “É uma satisfação pra gente que o programa “Mais Médicos” esteja agora acontecendo efetivamente em Chapadinha. A coisa mais importante é que eles vão fazer a Atenção Básica, atender nos postos de saúde os casos mais simples e evitar as doenças o que é, mais importante. Serão seis postos funcionando com médicos durante quatro dias na semana, e o HAPA, nosso hospital de referência, vai ficar desafogado agora”- disse ele maravilhado.
Sobre a chegada dos novos médicos, o secretário adiantou que grupo será disponibilizado para a zona rural, possivelmente para os povoados Bela Vista, Baturité e Canto Ferreira. “Temos uma previsão para onde eles irão, mas vamos verificar a demanda para colocá-los onde mais necessita. A principio solicitamos 18 médicos, nos enviaram 6 e agora mais 3. Nossa esperança é conseguir sensibilizar o governo para alcançar o número desejado”- finalizou ele.
Os seis médicos foram distribuídos da seguinte maneira:
Aicza Madelaine Dias Acosta
Posto: Campo Velho
Enfermeira: Diane Rosew M. Almeida.
Juan Montero Atencio
Posto: Bairro Novo
Enfermeira: Nitheyanna dos Santos Araujo.
Juan Carlos Peres Cruz
Posto: Novo Castelo
Enfermeira: Rosse Imair de Oliveira Melo.
Juan Emilio Velazquez Fernandes
Posto: Bairro da Cruz
Enfermeira: Irislane Almeida Sousa
Juan Carlos Cabezas Rojas
Posto: Areal
Enfermeira: Cleomara Cirqueira Caldas.
Alexander Del Toro Cambara
Posto: Caterpillar
Enfermeira: Sulamita Alves Ferreira.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira