JAPA

JAPA

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sebastião Uchoa entrega o cargo na Sejap; Marcos Affonso assume


uchoaO delegado Senastião Uchoa não é mais o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária. Ele entregou o cargo na manhã desta quarta-feira (17), após mais uma fuga registrada em Pedrinhas.
Uchoa esteve à frente do posto por um ano e seis meses e foi substituído, interinamente, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Marcos Affonso.
A troca no comando da pasta coincide com uma semana marcada por tensões no sistema penitenciário local.
Na semana passada, 36 presos fugiram da Centro de Detenção Provisória (CDP) depois de uma caçamba derrubar parte do muro da unidade (reveja).
Na segunda-feira (15), Cláudio Barcelos, então diretor da Casa de Detenção (Cadet), foi preso acusado de vender fugas de presos (leia mais).
Nesta madrugada, pelo menos 15 presos também fugiram, por um túnel cavado a partir de uma cela no Presídio São Luís I (mais detalhes aqui).
Motim
Logo após a fuga da madrugada de hoje, um princípio de motim foi registrado na Cadet. Segundo a assessoria de impresa na Sejap, os presos protestavam contra a prisão de Cláudio Barcelos.
Exigiam a sua volta ao comando da unidade.
É mole?
cutrimCampanha
Quem aproveitou os eventos de hoje para faturar politicamente foi o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB). Candidato à reeleição, ele tinha um carro de som da sua campanha postado em frente ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas tocando seu jingle enquanto as autoridades da Sejap e do sistema de segurança do estado se desdobravam para evitar novas fugas.
Reflexo político
Na Assembleia Legislativa, os episódios em Pedrinhas dominaram as rodas de conversas. Jornalistas e analistas políticos trocaram ideias sobre as possibilidades de as fugas e o motim terem alguma influência negativa a campanha do senador Edison Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado.
Ao vivo
pedrinhasO jornalista Alex Barbosa (TV Mirante/TV Globo) conseguiu, junto com um cinegrafista da TV Mirante, flagrar o momento exato em que dois presos pulavam o muro da Cadet.
Detalhe: no momento do ocorrido, ele estava ao vivo, pelo canal GloboNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário