JAPA

JAPA

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Saber muito não significa saber tudo



Já trabalhei com várias pessoas. Já fui líder de equipes e já fui liderado.

Posso afirmar que já tive líder e já tive chefe, e sabemos que há um constante debate na área da Administração sobre os conceitos do que é ser uma e outra coisa.

Mas o objetivo deste post não é entrar conceitualmente sobre um ou outro caso, ou seja, definir o que ser líder ou o que ser chefe.

O que o blogueiro pretende aqui é fazer um observação prática sobre um traço muito comum em certas pessoas que estão no comando de algum projeto, empresa etc. Senão vejamos.

Há pessoas que por saberem muito sobre a atividade que exercem, acabam por pensar que sabem tudo. Mas o fato é que ninguém, por mais inteligente que seja, por mais experiência que tenha, sabe tudo.

Esse tipo de comportamento é um muito arriscado e geralmente o resultado final é o completo fracasso nos objetivos traçados.

Um sujeito que acha saber tudo é logo de início um arrogante, pois não escuta as pessoas mais próximas e quando escuta minimiza as opiniões ou informações das mesmas. Isso quando não demonstra aquele ar de desprezo insuportável!

“Não existe isso”; “que nada”, “deixa comigo”; “está tudo sob controle”; “isso não vai acontecer”; “já está tudo certo”, “bobagem tua”, são algumas das expressões/reações daquele que pensa saber tudo quando alguém lhe tenta informar sobre algo que ele, na realidade, desconhece.

O profissional que trabalha com assessoramento tem a obrigação de sempre informar ou aconselhar seu assessorado por mais “sabichão” que o cara pensa que seja.

Contudo, se não pode convencer o chefe de algo, não adianta ficar batendo na mesma tecla o tempo todo para não parecer, aos olhos dele, que você é chato ou quiçá alguém que está fazendo o jogo do adversário, pois é assim que alguns chefes reagem quando contrariando na sua opinião.

Enfim, trabalhar ou ser amigo de alguém que se acha o suprassumo da inteligência humana, o onisciente da atividade que exerce é um desafio enorme.

Geralmente você só tem duas opções se trabalha com um “sabe tudo”: ou aceita a condição de ser um mero bajulador e ficar sempre batendo a cabeça em concordância feito calango; ou manda o cara ir plantar batatas (se não quiser mandá-lo para outro lugar) e parte para outra.

O fato é que não vale a pena trabalhar ou ser amigo de alguém que pensa ser a última Coca-Cola do deserto.

Uma ótima semana para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário